terça-feira, 29 de novembro de 2011

Veritas odium partit: "A verdade atrai o ódio" ...

Scepticismus significa Ceticismo.
Veritas significa Verdade. (Na mitologia romana Veritas é a deusa da verdade, conhecida pelos gregos como Aletheia).

Não descobri precisamente o que significa mas, considerando o significado de cada palavra, deve ser algo como "No ceticismo encontra-se a verdade" ou algo análogo.



A pergunta é:

Pq a verdade incomoda?

Porque ela mexe com as estruturas da conveniência, ou seja, quando a verdade está presente em você ela o harmoniza e o contrário disso o incomoda, porque sugere revisão e transformação.  Te obriga a rever suas posições, crenças e opiniões. Expõe seus erros e te desafia a abandonar tudo o que você faz de errado.
A maior parte das pessoas vivem através da conveniência que  a mentira traz, evitando conflitos e assim sobrevivendo na hipócrita sociedade onde quem fala o que pensa geralmente é deixado de lado., então voce tem a opção de guardar sua opinião propria ou desafiar o mundo pra dizer o que pensa (o que não é nada fácil) e então assumir as consequências como ser chamado de louco(a), arrogante, atrevido, inconveniente etc...
Porque nem sempre as pessoas estão preparadas para recebê-la.e isto pode causar dor, constrangimento ou aborrecimento. 
Porque todas as pessoas esperam sempre ouvir aquilo que lhe convém ninguém quer ser decepcionado com nada. 
Porque a verdade destrói qualquer tipo de crença cega ou fanatismo, e força as pessoas a pensarem por si mesmas, o que elas geralmente não querem fazer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? DEIXE UM RECADINHO!!! BJS!